“Bem-estar nas Alturas: Cuidado com a Saúde ao Viajar de Avião”

Cruzar os céus pode ser uma experiência empolgante para algumas pessoas, já para outras, só de pensar em ter que se submeter a um voo, é um verdadeiro pavor. Seja qual for o sentimento sobre utilizar este meio de transporte, existe um desafio muito importante que os passageiros precisam encarar enquanto estão voando: o Cuidado com a Saúde ao Viajar de Avião. Muita gente não se dar conta, mas as características de uma cabine pressurizada podem impactar o corpo humano, causadas pelas mudanças na pressão atmosférica ou até na baixa unidade a bordo.

Quando os aviões atingem determinadas altitudes, o nosso organismo sente alguns desconfortos causados pelas mudanças da pressão atmosférica a exemplo de cansaço e fadiga, pois a oxigenação do sangue pode ser afetada. Durante a decolagem e aterrissagem, é comum passageiros sentirem incômodos nos ouvidos e sinusite. Além disso, a baixa umidade dentro da cabine pode levar a desidratação, impactando a saúde da pele e das vias respiratórias. A combinação de todos estes fatores devem ser bem observados e isso exige um maior cuidado com a saúde ao viajar de avião.

Este artigo é bem desafiador, porque muita gente ama viajar de avião, mas poucos se preocupam com as desvantagens que isso pode trazer para saúde. É claro que não é preciso fazer um dramalhão, mas é necessário seguir orientações práticas e colocá-las em ação para que os viajantes enfrentem esses desafios de forma leve e responsável e desfrute de voos com conforto e segurança. Separamos algumas dicas que consideramos valiosas sobre Cuidado com a Saúde ao Viajar de Avião. Boa leitura!

Fonte: Canva

Prevenindo o Jet Lag: Estratégias para adaptação a Novos Fusos Horários

Fadiga, insônia, irritabilidade e dificuldade de concentração são alguns sintomas do chamado Jet Lag. Mas, o que é isso finalmente? É uma sensação desconfortável de desorientação física e de tempo, enfrentado por viajantes que passar por fusos horários. Para diminuir os efeitos causados por este incômodo, é possível adotar estratégias para antes, durante e depois do voo. Eles vão atenuar, com certeza, os efeitos do Jet Lag permitindo que os viajantes preservem a saúde ao viajar de avião e aproveitem cada momento do seu destino.

Adiantar ou atrasar o horário de dormir alguns dias antes da viagem, vai auxiliar a sincronizar o relógio biológico com o fuso do destino. Então, faça Ajustes Prévios ao Voo para preparar o seu organismo para a nova programação. Beba água regularmente antes, durante e após o voo, uma Hidratação Adequada vai ter manter equilibrado. A baixa umidade da cabine pode ocasionar uma desidratação, e essa é uma das principais causas do agravamento dos sintomas do Jet Lag.

Ao chegar ao local do destino procure passar tempo ao ar livre durante o dia para ajustar o relógio biológico. A Exposição à Luz Natural é um poderoso regulador do ritmo das nossas atividades ao longo do dia, isso facilita a adaptação do novo ambiente. Adaptar os hábitos de sono e alimentação para corresponder a hora local ajuda sincronizar o corpo com o destino. Essas Estratégias Durante o Voo vão acelerar a adaptação. Ao se prevenir dos efeitos do Jet Lag sua saúde estará mais estabilizada e você aproveitará com prazer o destino que te aguarda.

Fonte: Canva

Exercícios no Avião: Mantendo-se Ativo em Espaços Restritos

Saibaque é salutar ficar ativo durante um voo, não somente para atenuar as sensações de incômodo, com também para manter a circulação sanguínea saudável. Em voos muito longos, e na maioria das vezes em espaços limitados, pode ocasionar no nosso organismo muito desconforto e rigidez muscular. Para minimizar estes efeitos, podemos realizar algus exercícios de impacto leve, tornando a experiência mais confortável e atento ao cuidado com a Saúde ao Viajar de Avião.

Ao estar sentado, Gire os Tornozelos commovimentos circulares, isso vai estimular a circulação nas pernas e reduzir a sensação de peso. Você pode, também, Elevar os Joelhos em direção ao peito e seguro por alguns segundos, assim o musculos abdominais ficarão ativos e aliviará a pressão nas costas. Outra dica é Alongar os Braços para cima e para baixo de forma alternada para melhorar a circulação e diminuir a tensão nos ombros e costas. Faça Flexão nos Pés mantendo os calcanhares no chão e levantado os dedos do pés de forma alternada para prevenir dores nos pé e melhorar a circulação nas extremidades inferiores.

Pensa que acabou? Nada disso! Para aliviar a tensão no pescoço e nos ombros tente fazer a Inclinação Lateral de Pescoço, ao mover a cabeça de um lado e manter a posição por alguns segundos, fazendo a alternância dos lados. Sempre que houver possibilidade e de forma segura, realize Caminhadas Curtas pelo Corredor da aeronave, você ativará a circulação e sentirá um alívio nas pernas e músculos. Pratique Respiração Profunda e lenta para oxigenar o corpo, sua circulação sanguínea ficará estimulada e trará ao seu organismo sensações de calmaria. Parece bobagem, mas essas atividades leves vão te ajudar. É importante ajustar os exercícios as condições do vovo e as orientações da tripulação.

Fonte: Canva

Hidratação em Altitude: Porque é Importante e Como Manter-se Hidratado

Há muitas razões para que você apresente desidratação durante um voo se não se cuidar. Uma das causas é a baixa umidade atmosférica, resultando na rápida evaporação da umidade da pele e mucosas. O outro motivo é a pressão atmosférica reduzida, em altitudes elevadas o corpo pode exalar uma quantidade maior de líquidos. Esses fatores deixam evidente que é preciso a necessidade de reposição hídrica e dar continuidade aos cuidados com a saúde ao viajar de avião

Para evitar toda essa situação temos estratégias que podem ser usadas para manter o organismo bem hidratado e garantir o bem-estar no voo. Ingestão Regular de Água vai prevenir a desidratação. Beba água regularmente, mesmo que não esteja sedento. Mantenha os Cuidados com a Pele utilizando hidratantes para o rosto e corpo, em áreas mais probabilidades a se ressecarem, como lábios e mãos.

Saiba Evitar Cafeína e Álcool em Excesso, ambos possuem propriedades desidratantes. Modere o consumo dessas bebidas e intercale com ingestão de água para equilibrar. Além disso, você pode optar por Alimentos Hidratantes como frutas e vegetais. Melancia, pepino e morando são excelentes opções. Com estas estratégias, você desfrutará de uma jornada mais saudável.

Fonte: Canva

Alimentação Consciente: Escolhas Saudáveis nas Alturas

Escolhas inteligentes alimentares durante o voo é uma escolha assertinha para o seu bem-estar em altitudes elevadas. Separamos algumas recomendações para minimizar os excessos na hora de se alimentar e ter cuidados com a saúde ao viajar de avião.

Se antecipe e aproveite que muitas companhias oferecem o serviço de Refeições Pré-Selecionadas. Opte por alimentos saudáveis antecipadamente. Opções Vegetarianas e Veganas podem ser uma boa pedida e é uma maneira eficaz de garantir ingestão de alimentos frescos e ricos em nutrientes. Há embalagens próprias de Lanches Saudáveis como frutas secas, nozes ou barra de cereais disponíveis a bordo.

Faça ainda uma Hidratação Adequada escolhendo água ao invés de bebidas açucaradas, álcool ou cafeína. Evite excessos, fazendo o Controle de Porções. Muitas vezes, as porções servidas a bordos podem ser maiores do que o habitual.

Fonte: Canva

Circulação e Prevenção de Trombose: Dicas para Longos Voos

A Trombose Venosa Profunda (TVP) é um assunto muito delicado e motivo para preocupação sobre a saúde vascular em voos longos. O estilo sedentário dessas viagens podem otimizar o risco de coágulos sanguíneos, o que torna imprecindível a adoção de medidas para promover a circulação sanguínea e manter os cuidados com a saúde ao viajar de avião. A imobilidade prolongada ao ficar sentado por horas sem se movimentar de maneira adequada, e a baixa pressão atmosférica junto com a desidratação torna-se o combo perfeito para o risco de formação de coágulos.

Pensando neste possível e sério problemas, destacamos algumas práticas que podem ser inseridas durante o voo para promover a sua saúde e bem-estar. Realize Movimentos Regulares para estimular a circulação sanguínea. Estique as pernas e caminhe pelo corredor a cada duas horas. Enquanto permanece sentado, faça Exercícios no Assento, flexionando e estendendo os pés e contraindo os músculos das pernas para favorecer o fluxo sanguíneo.

Outra boa dica é o Uso de Meias de Compressão, muito eficaz na prevenção da TVP. Elas ajudam na melhora do retorno venoso, e isso reduz a pressão nas veias das pernas. Considere Evitar Cruzar as Pernas por Longos Períodos, manter os pés no chão e movimentar os tornozelos é uma prática orientada para não prejudicar a circulação. Ao Ajustar a Postura, alterando a posição do assento regularmente e apoiando os pés no chão auxilia a reduzir a pressão nas veias.

Fonte: Canva

Descanso Adequado em Voo: Dicas para uma Jornada Mais Confortável

É um grande desafio criar um ambiente propício ao descanso no interior das aeronaves. Dencansar em meio as altitudes vira uma verdadeira arte em meio aos ruídos dos motores e vozes ao redor. Sabemos que esses sons prejudicam a qualidade do sono e interferem na saúde do viajante. Tudo isso sem contar com os espaços limitados e a configuração dos assentos que limitam uma posição confortável para repouso. Mas, destacamos aqui conselhos específicos que revelam o Cuidado com a Saúde ao Viajar de Avião.

Os Travesseiros de Viagem ergonômicos fazem toda a diferença, pois eles proporcionam uma sensação acolhedora, durante o descanso, e fornecem suporte para cabeça e pescoço. O ambiente luminoso da cabine pede a ajuda de Máscaras de Olho. Elas bloqueiam a luz e favorece o relaxamento. Para mergulhar em um mundo de sons suaves ou silêncio, os Fones de Ouvido com Cancelamento de Ruído bloqueiam ou reduzem ativamente o barulho ambiente. Os Ajustes Estratégicos do Assento continuem para uma postura mais confortável e relaxada ao reclinar o encosto e ao elevar os pés. Por fim, é possível Estabelecer Rituais de Relaxamento como ouvir música, aplicar óleos essenciais, promover técnicas de respiração. Estas ações demonstram ao corpo que é o momento de relaxar.

Fonte: Canva

Espero que tenham gostando das nossas dicas e apliquem tudo na prática para fazerem uma boa viagem tendo o Cuidado com a Saúde ao Viajar de Avião.

Para mais informações sobre viagens e como se organizar com segurança, acesse esse link e desfrute das viagens sem preocupação.

Scroll to Top