O Turismo Gastronômico é uma jornada de sabores, aromas, texturas e cores que cativa o viajante e o leva a se deslocar a lugares distantes. Através das delícias culinárias em destinos internacionais, a comida vira uma linguagem universal capaz de conectar e unir pessoas pelas tradições e cultura.
Os amantes de delícias culinárias buscam sempre novas descobertas e prazeres que envolvem todos os sentidos, isso faz da experiência uma verdadeira expedição através do paladar. A cada prato uma nova história é contada, e a identidade de um povo é compreendida.
Vamos mergulhar fundo nesta aventura que celebra a diversidade culinária e mostrar que turismo gastronômico é muito mais do que alimentar um corpo. Nosso roteiro possui cidades muito procuradas pelos apreciadores de uma boa refeição e delícias culinárias.
Este artigo é o primeiro de uma série que decidimos fazer em cada continente sobre turismo gastronômico. O primeiro ponto de partida escolhido é a Europa. Separamos as três cidades mais buscadas pelos viajantes sobre delícias culinárias em destinos internacionais no velho continente. Acompanhe a gente nesta aventura, tenha certeza que você vai adorar nossas dicas.
1. Paris – França
O turismo gastronômico de Paris é uma experiência única que conquista os paladares mais exigentes. A culinária parisiense é muito mais do que o ato de cozinha e comer, é uma comemoração da arte, da cultura e do amor pela boa comida. A Cidade Luz oferece uma vasta gama de delícias culinárias neste destino internacional mais do que conhecido. Vamos conferir agora os pratos mais buscados pelos amantes da gastronomia nesta primeira cidade do nosso tour pela Europa.
Na nossa lista não poderia faltar o carro-chefe que é o Croissant, símbolo da culinária francesa, esse pãozinho de massa folhada pode ser provado com manteiga ou geleia. Podemos destacar a confeitaria Du Pain et des Idées, este é um local imperdível para se deliciar com um autêntico croissant. A loja existe desde 1875, servindo doces tradicionais franceses e o exclusivo “pain des amis”. O funcionamento é de segunda a sexta das 7h15 às 19h30.
Outra iguaria bem famosa sobre esse turismo gastronômico é o Ratatouille, é prato provençal com legumes cozidos lentamente no molho de tomate e ervas aromáticas. O resultado é uma refeição rica e saborosa. O restaurante Le Jules Verne, localizado na Torre Eiffel, onde você pode provar esta delícia contemplando uma deslumbrante vista da bela Paris. O local funciona todos os dias das 12h às 13h30 e das 19h às 21h.
CHEZ MARCEL
Um clássico da cozinha francesa é o Coq au Vin. Nesta obra de arte gastronômica, o frango é cozido lentamente no vinho tinto e geralmente é acompanhando com cogumelos e legumes. Você pode provar uma versão incrível deste prato no restaurante Chez Marcel. O funcionamento é de segunda a sexta das 12h às 14h e 19h30 às 22h.
Cassoulet é um prato que utiliza como ingrediente principal o feijão. É a versão francesa da nossa feijoada. A especialidade é feita de feijão branco, carne de porco, linguiça e carne de pato confit. O Le Petit Lutetia é um restaurante charmoso que serve uma excelente versão do cassoulet. O local funciona todos dos dias 12h às 15h e 19h15 às 23h.
E para completar esta lista sobre turismo gastronômico de Paris e fechar de uma forma literalmente doce, escolhemos a sobremesa Macaron. Ele é um biscoitinho feito com farinha de amêndoa que pode ser encontrado em diversos sabores. A Ladurée, famosa por seus macarons, é uma escolha clássica. Existem diversas lojas espalhadas pela Grande Paris. A loja funciona todos os dias de 8h às 21h30.
Serviço
Du Pain et des Idées – 34 Rue Yves Toudic, 75010 Paris, França.
Le Jules Verne – Avenue Gustave Eiffel 2ème, Eiffel Tower/ Av. Anatole France, 75007 Paris, França.
Chez Marcel – 7 Rue Stanislas, 75006 Paris, França.
Le Petit Lutetia – 107 Rue de Sèvres, 75006 Paris, França
Ladurée – 75 Av. des Champs-Élysées, 75008 Paris, França
2. Roma – Itália
Conhecida como Cidade Eterna, Roma possui um turismo gastronômico que são verdadeiras janelas para cultura e história. A comida romana é uma jornada de sabores que transporta os turistas para uma viagem no tempo em que na época o amor pela comida era uma tradição antiga e venerada. Roma é famosa por sua pasta al dente, molhos de tomates ricos e autênticas receitas à base de carne. A cidade é uma dessas delícias culinárias em destinos internacionais, um verdadeiro paraíso para os amantes da boa comida. Venha conhecer pratos autênticos escolhidos dentro do nosso roteiro pela Europa e mergulhar na riqueza gastronômica romana.
Receita clássica romana, a Pasta Carbonara é feita com macarrão do tipo espaguete, ovos, queijo pecorino, pancetta e pimenta preta. Para encontrar um excelente preparo deste prato nesse nosso turismo gastronômico, experimente o restaurante Da Danilo. Essa dic funciona de segunda a sábado das 13h às 15h e das 20h às 23h. Nas segundas, o funcionamento é só no período da noite.
SUPPLÌ ROMA
Servido como uma entrada na grande parte dos restaurantes de Roma, o Supplì é um aperitivo frito feito a base de arroz cremoso e recheado com queijo e molho de tomate. As receitas mais tradicionais continham pedaços de frango. Um lugar excelente para se degustadar esse prato é no restaurante Supplì Roma. O restaurante funciona de segunda a sábado das 10h às 21h.
A história deste prato é bem interessante. A receita do famoso macarrão Cacio e Pepe teria sido criada por pastores romanos de ovelha. Conta-se, que durante o pastoreiros, eles levavam consigo apenas ingredientes não perecíveis, a exemplo da pasta e da pimenta do reino. No local da extração do leite de ovelha é que eles confeccionavam o queijo pecorino. Nossa indicação para este prato icônico a base de espaguete, queijo e pimenta é o restaurante Roma Sparita. Funcionamento de terça a domingo das 12h às 14h30 e 19h30 às 23h. No domingo só abre para o almoço.
ARMANDO AL PANTHEON
Nem só de massa vive a Itália. O Ossobuco alla Romana é a prova disso. A receita é composta de carne de vitela cozida lentamente no molho de tomate, vinho branco e ervas aromáticas. O Ossobuco teve origem na Lobardia, e em cada parte da Itália ele leva um nome. Em Roma, a nossa sugestão, é que o prato seja apreciado no renomado Armando al Pantheon. O lugar funciona de segunda a sábado das 12h30 às 15h e 19h às 23h.
No nosso turismo gastronômico em Roma, não poderia faltar um toque de docilidade. Escolhemos a clássica sobremesa italiana, o Tiramisu. Essa sobremesa é feita com camadas de biscoitos champagne mergulhados em café e um creme de mascarpone, povilhada com cacau em pó. Um restaurante muito conhecido por seu tiramisu é o Flavio al Velavevodetto. O local funciona todos os dias de 12h30 às 15h e 19h30 às 23h.
Serviço
Da Danilo – Via Petrarca, 13, 00185 Roma RM, Itália.
Supplí Roma – Via di S. Francesco a Ripa, 137, 00153 Roma RM, Itália.
Roma Sparita – Piazza di Santa Cecilia, 24, 00153 Roma RM, Itália.
Armando al Pantheon – Salita de’ Crescenzi, 31, 00186 Roma RM, Itália.
Flavio al Velavevodetto – Via di Monte Testaccio, 97, 00153 Roma RM, Itália
3. Barcelona – Espanha
Nossa terceira parada para turismo gastronômico não fica atrás das sugestões anteriores. A culinária de Barcelona é reconhecida mundialmente por sua grande diversidade e sabores marcantes. Com uma rica tradição de tapas, a gastronomia catalã agrega ingredientes secos, frutos do mar e o azeite muito presente. A cidade irá te apresentar pratos autênticos como paella, pescados e frutos do mar sejam em mercados de alimentos e bares de tapas ou locais requintados como restaurantes com estrela Michelin. Tudo isso, faz deste destino um local extraordinário para os entusiastas que exploram o turismo gastronômico na Europa.
XIRINGUITO ESCRIBÀ
Este prato é o ícone da Espanha, trata-se da famosa Paella. Um prato que tem como base o arroz e pode ser preparado com frutos do mar, e outras proteínas. Esse prato é muito visual, chama atenção pelo colorido, com a utilização de pimentões e outros legumes. Um local para degustar uma autêntica paella é o restaurante Xiringuito Escribà. O restaurante funciona todos os dias a partir das 12h e segue até a meia noite.
Ao explorar bem a cidade, você pode se deparar com o Pulpo a la Gallega. Esta é uma iguaria popular na culinária catalã feita de polvo cozido com batatas e páprica. O restaurante que recomendamos para provar esta delícia é o Bar Canete. O lugar fecha aos domingos, nos outros dias funciona das 13h às 00h.
Os veganos não vão passar vontade fazendo esse turismo gastronômico em Barcelona. Esses viajantes se apaixonarão com a culinária saudável Escalivada. Preparo a base de azeite de oliva, pimentões, berijelas e cebolas. Experimente o prato no Cinc Sentits. Restaurante que possui duas estrelas Michelin. O funcionamento é de terça a sábado das 13h30 às 14h30 e 20h30 às 21h30.
EL XAMPANYET
Barcelona possui uma ampla variedade de sabores de Tapas, que são pequenas porções de comidas que acompanham as bebidas pedidas. As tapas tradicionais são presunto cru, polvo, croquetes, chorizo espanhol, pimentão ou cebolas em conservas, bolinho de batata com carne moída, lulas fritas, pão com molho de tomate entre outras. Visite o El Xampanyet, o bar é tradicional e você vai amar ter esta experiência de gustação. O horário de funcionamento é de segunda a sábado das 12h às 15h30h e 19h às 23h.
Para finalizar esta jornada que explora os cinco sentidos neste turismo gastronômico em Barcelona, pode-se destacar a Crema Catalana. Esta sobremesa é semelhante ao crème brûlée, que leva creme de leite, açúcar e casca de limão. Um restaurante conhecido por sua versão impecável é o 7 Portes. O local funciona todos os dias das 13h às 00h. Para fazer uma reserva, acesse o site deles.
Serviço
Xiringuito Escribà – Avinguda Litoral, 62, 08005 Barcelona Espanha
Bar Cañete – Carrer de la Unió, 17, 08001 Barcelona, Espanha.
Cinc Sentits – Carrer d’Entença, 60, 08015 Barcelona, Espanha.
El Xampanyet – Carrer de Montcada, 22, 08003 Barcelona, Espanha.
7 Portes – Pg. d’Isabel II, 14, 08003 Barcelona, Espanha
Espero que você tenha gostado do nosso conteúdo. Para mais informações sobre viagens e como se organizar com segurança, acesse esse link, e acompanhe as próximas publicações.
Pingback: Kit de Emergência de Viagem: O que levar e o Por quê. -